quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Visita Técnica em Brasília - 2014


No mês de outubro do presente ano, estarei realizando uma das minhas maiores aspirações desde que iniciei a atividade na docência: levar meus seletos alunos para visitar a Capital Federal.
 
Com saída na noite do dia 28 de outubro, iremos de Campo Mourão à cidade idealizada desde a primeira Constituição Republicana, de 1891.
 
Nela havia um dispositivo prevendo a mudança da Capital (Rio de Janeiro) para o interior do país, o texto apresentava a futura capital:
"pertencente à União, no Planalto Central da República, uma zona de 14 400 quilômetros quadrados, que será oportunamente demarcada, para nela estabelecer-se a futura Capital Federal".
 
Muitos foram as conversas, ensaios, projetos para a demarcação e construção da nova Capital, mas foi apenas em 1955 que o então candidato à presidência, Juscelino Kubitschek, ao ser questionado por um eleitor se respeitaria a Constituição, interiorizando a Capital Federal, aquele afirmou que transferiria a capital e, eleito, estabeleceu a construção de Brasília como sua principal meta.
 
O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, adequou-o ao projeto do Lago Paranoá, anteriormente concebido em 1893!!! Das mãos do arquiteto Oscar Niemeyer saíram os projetos dos principais prédios.
 
A cidade de Brasília foi fundada no mesmo dia e mês em que se lembra a execução de Joaquim José da Silva Xavier, líder da Inconfidência Mineira, e a fundação de Roma.
 
Hoje é reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO, devido ao seu conjunto arquitetônico e urbanístico, possuindo a maior área tombada do mundo, com 112,5 quilômetros quadrados.
 
Conforme já salientado em blog anterior, "Brasília" é usada para se referir ao Distrito Federal como um todo ou apenas à Região Administrativa I, que é basicamente formada pelo Plano Piloto e pelo Parque Nacional de Brasília. Isso porque o Distrito Federal acumula características de Município e Estado.
 
As outras regiões administrativas de Brasília, também chamadas "cidades-satélites", que formam o Distrito Federal não são municípios, uma vez que a Constituição Federal lhe veda tal divisão.
 
A Visita Técnica compreende o período de 28 a 1º de novembro. Com saída na noite do dia 28, a viagem será em ônibus durante o dia 29 com check in no alojamento no final da tarde. Nos dias 30 e 31, visitaremos o Senado Federal, a Câmara de Deputados, o Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal de Justiça, o Palácio do Planalto, o Ministério Público Federal, dentre outros órgãos. Após o jantar de encerramento no Restaurante Da Noi, do Chef Dudu Camargo, que será na sexta (31), retornaremos de ônibus para Campo Mourão.
 
AJUDE NOSSA VIAGEM PARA BRASÍLIA!!!
Estou em busca de patrocínio para a redução dos valores a serem pagos pelos acadêmicos.
 
AS DOAÇÕES REALIZADAS A ESTE BLOG DESDE A PRESENTE DATA ATÉ À DA VIAGEM SERÃO REVERTIDAS EXCLUSIVAMENTE PARA A MESMA!!

Um comentário:

  1. Brasília é um município, sim, tanto é que nas contagens oficiais do total de municípios brasileiros, ela é incluída!

    E não é porque ela não possui prefeito e vereadores que não é um município: ela poderia, sim possui-los, já que nossa contraparte americana, Washington, DC, nos Estados Unidos possui prefeito e vereadores!

    Inclusive e principalmente, seria bem melhor que Brasília possuísse prefeito e vereadores, pois eles cobram bem menos em termos de salário do que governador e deputados distritais, fora que lá é pequena demais para necessitar de prefeito e vereadores!

    E, aliás, já existiram prefeitos e vereadores por lá no passado, nove prefeitos por sinal!

    ResponderExcluir